domingo, 6 de setembro de 2009

A ÚLTIMA CEIA

Texto: Marcos 14:12-26.

INTRODUÇÃO

Leonardo da Vinci, italiano, um pintor versátil, dedicou três anos de sua vida (1495-1497) a sua famosa obra: a última ceia. Essa especial atenção nos serve de modelo, para o tipo de valor que nós devemos dar a esse relato bíblico. A Wikipedia faz a seguinte menção a essa obra de arte: “Ao contrário de muitas pinturas valiosas, nunca foi possuída particularmente porque não pode ser removida do seu local de origem, já que esta pintada sobre a parede do refeitorio do convento”. Tal declaração também serve para ilustrar o valor dessa passagem bíblica, em que todos podem participar, mas ninguém pode se aposar ou se apropriar indevidamente. Hoje em dia muitos cristãos tem participado da Ceia de forma mecânica, para isso retomaremos o texto onde tudo começou, afim de encontramos um direcionamento de como devemos participar da Santa Ceia do Senhor:


I- Necessidade de uma preparação: Marcos 14:12-16.

a) Um lugar (v.14 e 15): Um certo homem, que não sabemos quem foi, forneceu um lugar para Jesus realizar sua última ceia com os apóstolos.
b) Nossa vida: hoje Jesus pergunta a você: Onde é o meu aposento? Que tipo de vida temos oferecido a Jesus? Como está sua vida hoje, arrumada?
c) Necessidade de humildade: Diz-nos Dr. Champlin: “O homem que haveriam de encontrar, transportando água, seria notado imediatamente, porque esse era trabalho feito normalmente pelas mulheres” (CAMPLIN 2005:779).
d) “um lugar mobilado e pronto” (v.15): Aquele home não ofereceu uma vida bagunçada, mas arrumada, assim, devemos na ceia, oferecer um coração pronto, disposto a servir ao Senhor.
e) “Fazei os preparativos” (15): Precisamos nos preparar para esse momento, nos arrependendo, desejando mudança, querendo ser diferente.


II- Um alerta: A Participação de Judas na ceia: (Lucas 22:21-23).

a) A presença de Judas: Mesmo não entendo o sentido espiritual daquele momento, mas só o religioso-histórico, Judas estava presente à mesa, comeu o pão, bebeu o vinho, mas não estava interessado em Cristo. Lucas disse: “A mão do traidor está comigo à mesa” (Lucas 22:21).
b) Hoje muitas pessoas participam da ceia, sem entenderem o que representa esse momento, participam por participar, e são por isso, assim como Judas. Paulo nos exortou: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do sangue do Senhor” (1 Co 11:27).
c) Talvez ao lerem essa passagem vocês devam estar se perguntando, com uma tristeza no coração o mesmo que os apóstolos: porventura sou eu senhor, que estou tomando a ceia indignamente? (Mateus 26:22), mas, essa é uma boa atitude, uma ação de um discípulo que deseja fazer o melhor para o seu mestre.
d) Respeitar esse momento é respeitar o que Jesus fez na Cruz. É valorizar a entrega de Cristo. Não valorizar esse momento é sair daqui rumo à condenação, como fez Judas, vendeu a Cristo por 30 moedas de pratas, estamos vendendo-o por muito menos.
e) “O quarto evangelho (ver João 13:26-27) diz que Jesus entregou a Judas um pedaço de pão que fora mergulhado no molho, dando sinal de quem era o traídos; mas isso não foi entendido pelos outros. Mas pelo menos é certo que o próprio Judas percebeu que fora identificado, e que Jesus estava perfeitamente cônscio do eu ele já fizera e ainda estava preste a fazer” (CHAMPLIN 2005:780). Assim, também, cada um deve examinar a si mesmo (1 Coríntios 11:28). Eu não sei a atitude de seu coração, mas Deus o sabe.

III- A ceia é onde Cristo se oferece para mudar nossas vidas.

a) As palavras de Cristo foram: “tomai”, ou seja, pegai, recebam. Lucas se expressou da seguinte forma: “...Isto é o meu corpo oferecido por vós” (Lucas 22:20).
b) Paulo disse: Eu recebi do Senhor, nós também precisamos receber do Senhor.
c) Receber o corpo e o sangue é receber a vida: não apenas corpo, ou apenas sangue, mas um Senhor completo se entregou por nós.
d) Já ouvi falar de servos que se entregaram por seus senhores, mas, nunca de senhores que se entregaram por seus servos. Aqui está um!


IV- Preparados para os desafios: Marcos 14: 26.

a) A santa ceia foi finalizada com um hino: o sentimento que deve tomar conta de nós após participarmos da ceia é a gratidão, pois, temos privilégio de participamos de um momento tão grandioso como esse.
b) Momento de comunhão: Paulo disse algumas coisas sobre a irmandade na Ceia: “esperai uns pelos outros”, “Eu recebi o que vos entreguei” Jesus também nos mostra isso ao dizer: Oferecido por vós. Em favor de vós. Assim, a ceia é um momento coletivo e não individual. Antes de oferecermos qualquer coisa a nossos irmãos precisamos receber do Senhor.
c) Saíram para o monte das oliveira: O monte das oliveiras foi o lugar onde os romanos prenderam a Jesus e os apóstolos foram dispersos. Assim, também, a ceia do Senhor é o momento de nos prepararmos para os desafios da vida que encontraremos lá fora. Por que tantas pessoas sucumbem na batalha, será que estão dando valor a Ceia do Senhor?


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Se Da Vinci deu especial atenção a pintura da última ceia, nós devemos dar muito mais valor a Ceia de fato e real, pois se aquela está fixa em uma parede, a real está viva em cada um de nós.


Referência Bibliográfica


CHAMPLIN, R. N. O novo testamento interpretado - versículo por versículo. Vol. 1. São Paulo: Editora Hagnos: 2005.

http://pt.wikipedia.org/wiki/A_%C3%9Altima_Ceia_(Leonardo_da_Vinci), acessado em: 06/09/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário