domingo, 24 de maio de 2009

A Fonte de Nossas Vitórias

Quando Moisés levantava a mão, Israel prevalecia; quando, porém, ele abaixava a mão, prevalecia Amalequ. Ora, as mãos de Moisés eram pesadas; por isso, tomaram uma pedra e a puseram por baixo dele, e ele nela se assentou; Arão e Hur sustentavam-lhe as mãos, um, de um lado, e o outro, do outro; assim lhe ficaram as mãos firmes até ao pôr-do-sol (Êxodo 17:11 e 12).

Dos textos mencionados acima, podemos tirar muitos ensinamentos para nossa vida espiritual, pois a tudo o que está registrado na Bíblia Sagrada é para o nosso crescimento. Assim, quando o povo estava no deserto, logo após beberem a água que fluiu da rocha, foram atacados pelas costas por Amaleque. Moisés enfiou Josué para a batalha e ele subiu a um monte para interceder pelo exército. Nós também estamos constantemente buscando vencer na vida e essa história nos oferece um mapa para obtermos sucesso em nossas batalhas, se colocarmos os princípios nela contidos em prática.


I - Existência de uma guerra:

a) A vitória de Israel passou pelo reconhecimento de que estavam sendo atacados e pelo desejo de mudar o quadro. Por isso Moisés disse a Josué: Escolhe-nos homens, e saí, e peleja... (Ex. 17:9).
b) Não podemos apontar as armas para o alvo errado: muitas vezes estamos lutando, mas, lutando contra nós mesmos. Jesus nos ensinou que: Todo reino dividido contra si mesmo ficará deserto, e casa sobre casa cairá (Lucas 11:17). O reino de Satanás não está dividido, mas, unido entre si. E nós?
c) Precisamos apontar as armas para o alvo correto: Temos que entender que nosso maior objetivo não é competirmos entre si, mas, lutarmos juntos por projetos comuns: Salvação de vidas e edificação de todos e sobre tudo exaltar a Deus (Atos 2:44).


II - A importância das pessoas em nossas vidas (Êxodo 17:12):


a) Moisés estava com as mãos cansadas, mas, duas pessoas o ajudaram a mantê-las firmes:
a. Arão: A importância dos familiares em nossa vida.
b. Hur: Os amigos são essenciais: Estudos recentes comprovam que a amizade faz bem para a saúde e que ela age nas seguintes áreas: Longevidade, memória, combate ao câncer, problemas do coração. (Revista da Semana 30 de abril de 2009).
b) Os verdadeiros amigos nos ajudam a ficarmos firmes em Cristo, pois, Cristo é o nosso suporte: Moisés estava muito cansado por estar com as mãos elevadas e em pé, seus amigos então pegaram uma rocha e o sentaram sobre ela. A última narrativa anterior à luta com Amaleque também envolveu uma Rocha. Moisés feriu a rocha e dela saiu água que saciou a sede dos peregrinos. Paulo nos diz que a rocha era Cristo . Assim, também, nossa vitória vem de Cristo que é uma rocha e que também foi ferido por nós na Cruz. E nós precisamos estar sobre essa rocha. Ninguém pode por outro fundamento (1 Coríntios 3:10 e 11).


III - Deus a fonte de nossas vitórias:


a) Quando Moisés levantava as mãos o povo vencia: A vitória não vem de nós mesmos e Moisés, mesmo sendo um legislador, entendia que sua vitória dependia totalmente de Deus. Por isso, ele elevou suas mãos e seu coração a Deus no momento da batalha. Deus é a essência da vitória.
b) Quando Moisés abaixava as mãos prevalecia Amaleque: Podemos lutar o quanto for, utilizarmos nossas energias e estratégias, mas a vitórias certa vem do Senhor.
c) Moisés entendeu isso ao mudar o nome de Josué (O senhor é Salvação), antes era Oséias ( Salvação).
d) Neemias, também, viveu algo parecido: Ne 6.9.


Considerações Finais


Todos que conhecemos a Deus sabemos da importância Dele em nossas vidas, mas com o passar do tempo, e depois de muitas lutas, quando cansados, somos atacados pelos problemas, da mesma forma que o povo de Israel: Lembra-te do que te fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado... (Deuteronômio 25:18). É nesses momentos que precisamos de amigos verdadeiros que mantenham nossas mãos estendidas a Deus, o autor aos Hebreus nos dá um bom conselho: Por isso, restabelecei as mãos descaídas... (Hebreus 12: 12).

Nenhum comentário:

Postar um comentário